Porquê escolher

O Curso Preparar para Nascer?

Profissionais especializados

O Curso Preparar para Nascer apresenta um programa extremamente completo, sendo a sua estrutura elaborada por Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia, seguindo as Recomendações da Mesa do Colégio da Especialidade – Ordem dos Enfermeiros. É ministrado por profissionais referenciados, com prática ativa hospitalar e experiência em todas as valências da gravidez, parto e pós parto, assegurando que a informação facultada aos Papás é a mais fidedigna e aproximada ao real.

Conta também com o apoio da Psicóloga Teresa Sousa, Especialista em Ritmos do Sono, que complementa o programa do Curso com as suas aulas exclusivas, nomeadamente as aulas da Parentalidade Consciente e a Aula do Sono, que entre outros temas, aborda estratégias de sucesso para um soninho bem-sucedido de toda a família e estratégias de segurança na hora de dormir.

A alimentação do bebé aliada ao bem-estar da mamã é para nós de extrema importância, sendo por isso essencial dedicarmos a esta temática mais do que uma aula. Estas são ministradas por um formador e Conselheiros em aleitamento materno (CAM).

Workshops Exclusivos

A inclusão de Workshops exclusivos  sobre temáticas pertinentes, destinados aos casais inscritos no Curso Preparar Para Nascer, permite enriquecer e ampliar os conhecimentos, despertando e sensibilizando os Papás para matérias fundamentais a trabalhar pelo aquando da gravidez.

Integração familiar

Todo o programa é estruturado de modo a promover a vinculação e integração do bebé na família, indo para além do foco no núcleo “Mãe-Pai-Bebé”. Assim, em duas aulas específicas, o casal pode fazer-se acompanhar dos avós, restantes familiares e/ou amigos próximos.

Maior envolvimento do futuro Papá

O Preparar para Nascer foi estruturado de modo a que a figura paterna tenha um papel de primazia. Queremos que os Papás se sintam mais envolvidos, apoiados e preparados, sendo recomendada, idealmente, a sua presença em todas as aulas. A Aula do Banho é uma aula direccionada para o pai, e nela decorre “O Óscar do Papá do Banho”.

Como pais e até mesmo como profissionais de saúde, creio que toda a informação que passaram foi muito pertinente e adequada (e em apenas 3 sessões, acho que conseguem realmente abordar os pontos e as temáticas mais importantes deste enorme e fantástico "mundo"). Mas, para mim, o vosso ponto forte é a prática e a abordagem de toda a parte emocional. A forma como deram sempre tanta importância e relevo à "consciência" da importância da gestão emocional, foi talvez a parte que mais me surpreendeu... tanto para o parto como para a amamentação... talvez, nem eu tivesse verdadeira noção da sua importância, e por isso muito obrigada! Depois, penso que a parte prática é sempre crucial, experimentar, mexer, simular, por isso, o facto de proporcionarem esses momentos, é, para mim, muito importante. Nunca deixem de o fazer, pois se para mim, que apesar de ser mãe pela primeira vez, já entrei em salas de parto, já assisti a alguns, já peguei em bebés e já tive de ensinar coisas que eu própria nunca tinha feito... se para mim foi importante, acredito que é ainda mais para todos os outros "primeiros" mães e pais! Sinceramente, não me lembro de nenhum aspecto que tenha sido negativo, ou que sinta que tenha estado em falta, até porque sempre responderam prontamente a todas as nossas dúvidas e questões."

Papás Joana & João